Pages

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Banco de dados - Aula 2

Conceitos
Chave primária (Primary Keys ou PK) - típica de um banco de dados relacional, é um campo, cujo valor, dentre todos os campos da tupla, nunca poderá se repetir e, portanto, será usado como um índice e identificador para os dados da tabela do banco de dados. Em chaves primárias, não pode haver valores nulos nem repetição de tuplas.

Chave estrageira (Foreign Keys ou FK) - é a chave formada através de um relacionamento de um campo que corresponde-se com uma chave primária de outra tabela.

Índice - é uma estrutura, usualmente um campo, cuja função é diminuir o tempo de acesso às linhas de uma tabela para extração de dados, pela criação de ponteiros para os dados armazenados em colunas específicas. O banco de dados usa o índice de maneira semelhante ao índice remissivo de um livro.

Relacionamento ou Relação - ação que determina a ligação entre tabelas de um banco relacional. Esta relação é fixada através de um campo, cujo valor, dentre todos os campos de uma tupla, não se repetirá, será um índice interno para os dados de uma das tabelas e, podendo repetir-se ou não, será um índice externo na outra tabela. Lembre-se: chaves primárias não podem ter valores nulos nem repetição de tuplas.

Colunas ou Tribunas - categorias ou campos que definem o significado da informação a ser inserida na Tabela.

Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL - linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional baseada em álgebra relacional.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Banco de Dados - Aula 1

Dados são informações sobre um objeto.
Um banco é um depósito.

Assim, um banco de dados é um depósito de informações.

Estudamos bancos de dados para organizar informações de uma forma ideal, que permita sua estruturação regular e a criação ou manipulação de informação.

Usualmente bancos de dados tem relações semânticas ou de finalidade.

Geralmente o banco de dados é criado e gerenciado por meio de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Um SGBD pode adotar um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida.Link

Muitas vezes o termo banco de dados é usado como figura de linguagem para o SGBD.

Exemplos de SGBD:

  • PostgreSQL
  • Firebird
  • MySQL
  • Oracle
  • SQL-Server
  • JADE
  • Microsoft Access
  • Microsoft Visual Foxpro

Nosso SGBD nas primeiras aulas será o Microsoft Access, que, para ser mais exato é um SGBDR ou seja um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional.

O Modelo Relacional se baseia no princípio de que todos os dados do sistema estarão guardados em tabelas, seguindo a Lógica dos Predicados e a Teoria dos Conjuntos.

O modelo baseia-se em dois conceitos:

  • Entidade - caracterizada pelos dados que são recolhidos na sua identificação, vulgarmente é designada Tabela. A atribuição de valores a uma entidade constrói um Registro (ou Tupla) na Tabela.
  • Relação - determina o modo como cada Registro de cada Tabela se associa a Registros de outras tabelas.